domingo, 17 de maio de 2009

Smurfs X Muro de Berlim

Foto e fonte de informações: BBC Brasil


Em tempos do aniversário de 20 anos da queda de Berlim, evento que simbolizou a reunificação da Alemanha e o final da Guerra Fria, o governo do país europeu resolveu promover um concurso entre artistas para eleger a maquete do que seria o “Monumento Nacional pela Liberdade e Unidade”. O que ninguém esperava era o resultado final: os organizadores da concorrência resolveram desfazê-la, alegando a insuficiência da qualidade das obras dos mais de 500 artistas que disputavam a honra de ser o criador de uma obra de arte de tamanha significância.

É, artista é artista, mas me responda uma coisa. Passa pela sua cabeça visitar a capital alemã e dar de cara com uma escultura como a que estamos vendo acima? Tudo bem que os Smurfs eram muito famosos na minha infância (mais ou menos na época em que a famosa muralha foi destruída – ainda lembro das imagens das pessoas arrancando pedaços do “paredão”), mas daí a simbolizar um ato histórico na forma de uma festa promovida pelos doendes azuis em comemoração a um momento que foi divisor de águas para o mundo atual, globalizado... Sem comentários.

Só uma curiosidade. Alguém consegue identificar o Papai Smurf ou a Smurfet? Hummm... Ela era loura, lembram? Será que era alemã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário